Você sabia que 4 milhões de brasileiros sofrem com fibromialgia e que suas mãos podem amenizar essas dores?!
Atualmente, são 4 milhões de brasileiros que sofrem com essa síndrome, a maioria, mulheres entre os 30 a 55 anos. A fibromialgia pode surgir depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo, uma infecção grave. A Fibromialgia é considerada uma doença crônica, uma dor que acompanha a paciente, praticamente, 24h do dia.
Caso você ainda não conheça alguém com fibromialgia, vou te explicar o que é, afinal de contas, precisamos entender um pouco a dor do outro, para poder ajudar.
O que é a fibromialgia?
A síndrome da fibromialgia (FM) é uma doença que causa dores no corpo todo, principalmente na musculatura da paciente. Junto com a dor, também aparecem sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. E, uma característica marcante da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. Por isso, é importante que a profissional de massoterapia tenha cuidado ao atender esta paciente.
Como diagnosticar?
O diagnóstico se baseia através dos pontos dolorosos, por meio dos sintomas e exame físico. O médico pode solicitar exames de sangue, para que outras doenças com características e sintomas sejam descartadas.
Os sintomas
O sintoma mais marcante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo todo. Há também a sensibilidade ao toque, fazendo com que muitos pacientes não consigam tolerar nem um abraço.
Outro sintoma muito comum é a alteração do sono. Pessoas com fibromialgia costumam ter dificuldade em manter um sono profundo, fazendo com que ela não consiga descansar e já acorde cansada no dia seguinte. E isso acaba gerando outros sintomas, como a fadiga, falta de memória e atenção.
O tratamento para fibromialgia
Não existe um tratamento específico para a doença, mas, com a massagem TOPCORPUS, é possível amenizar os sintomas e melhorar a saúde e qualidade de vida em geral. E a massagem tem este objetivo, alivia as dores, melhora a qualidade do sono e restabelece o equilíbrio emocional.
No dia 12 de Maio é lembrado o Dia Internacional da Conscientização da Fibromialgia e o seu objetivo como uma profissional de saúde é informar as pessoas sobre o problema. A massoterapia vem para aliviar dores através do toque, mas atenção: o toque deve ser empático e humano, feito de acordo com a condição de cada paciente.
Muitos pacientes vão preferir uma massagem no rosto, ao invés do toque no corpo, pois apresentam muita sensibilidade para a dor. Contudo, através das suas mãos, você vai poder ajudar esta pessoa a se sentir melhor.
Você já atendeu pacientes com fibromialgia? Então, me conta: quais foram as dificuldades que você sentiu ao atender estes pacientes?
Posts Relacionados
- Topcorpus - a massagem de milhões
Talvez você ainda não saiba, mas a Massagem TopCorpus é um método que desenvolvi para…
- Como atender clientes com fibromialgia
Uma boa massoterapeuta deve entender que cada paciente é único e hoje vou te mostrar…
- 5 Dicas para te ajudar a conquistar suas primeiras clientes de massagem
Vai começar a trabalhar com massoterapia agora e está se sentindo perdida? Preste atenção!! Hoje…