A importância do conhecimento da anatomia do corpo humano para a massoterapia
Uma das coisas que ensino para as minhas alunas no TopCorpus é a amar o corpo humano e as estruturas que nele habitam. Aquele corpo que deita na maca é um grande instrumento de trabalho e devemos honrar o que nosso paciente nos entrega de mais precioso. O corpo e a saúde dele.
Fazer uma boa massagem não é só ir colocando a mão e chacoalhando para lá e para cá, mexendo e fazendo as manobras sem perceber o que tem embaixo das suas mãos. Eu não formo este tipo de profissional.
Ensino uma massagem que tem objetivo, que o profissional saiba onde está tocando e o que está fazendo, para isso é preciso sim conhecer anatomia do corpo humano, sistema linfático, muscular e ósseo.
A Massoterapeuta precisa conhecer a anatomia do corpo humano
Vamos começar pela pele, que além de ser o maior e mais pesado órgão do corpo humano, é onde a massoterapeuta vai tocar para ter acesso ao corpo do seu cliente/paciente. Além dessas informações, também é preciso saber sobre as suas 4 principais funções, que são:
A importância da pele na massoterapia
- Proteção
- Regulação da temperatura corporal
- Defesa
- Capacidade de detectar sinais que criam as percepções da temperatura, movimento, pressão e dor.
Visto que a pele nos dá percepções de dor, como e onde vai ser o seu toque para não gerar desconforto para o seu cliente? Sempre falo que uma boa massagem não gera dor e que não é normal deixar o corpo roxo.
Orgãos vitais na massagem
Outro ponto importante e que deve receber a devida atenção de um bom profissional é a presença de órgãos vitais na região do abdômen, entre eles o intestino, que costuma ser um ponto de muitas queixas entre pacientes.
Massagem intestinal pode beneficiar suas clientes se…
Com certeza você já deve ter ouvido as frases “meu intestino não funciona direito, meu intestino é preguiçoso, fico dias sem ir ao banheiro…“ Esta paciente pode ser beneficiada com uma massagem intestinal, mas é preciso saber exatamente como fazer para poder atingir o resultado esperado. Mais um exemplo de como é importante que a massoterapeuta conheça a anatomia humana.
O sistema nervoso, ósseo e muscular na massagem
Também temos o sistema nervoso, o sistema muscular e o sistema ósseo cada um deles com suas particularidades, e, cada paciente vai ter uma queixa diferente e para isso é necessário um olhar atento e que saiba qual a melhor maneira de trabalhar em cada caso.
Pode ser que uma dor em algum nervo esteja sendo causada por um músculo tensionado, ou que dores nos ossos tenham origem em articulações. Tudo está interligado.
Uma boa massagista deve conhecer o sistema linfático!
Uma boa massoterapeuta também precisa conhecer muito bem o sistema linfático, pois é dele que vamos retirar as impurezas e é ele que vai garantir aquela foto de antes de depois que gostamos de fazer das nossas clientes.
Durante a massagem levamos o inchaço do corpo (líquido) para os linfonodos e de lá ele é eliminado através do xixi, suor e fezes. mas, se o profissional não sabe exatamente como fazer isso, esse líquido vai apenas trocar de lugar no corpo do seu cliente, sem gerar o resultado desejado. Você realmente conhece esta parte do corpo humano?
Você já é uma aluna TopCorpus e sente nos seus atendimentos como um bom conhecimento da anatomia do corpo humano faz diferença? Se ainda não é minha aluna te convido para conhecer o único curso de massoterapia online que é reconhecido pelo MEC, o TopCorpus – Método Ana Martha.
Posts Relacionados
- O que postar no instagram de massoterapeuta
Você é massoterapeuta e não sabe o que postar no Instagram de massoterapia? Muitas vezes…