Você sabia que a massagem pode ser uma grande aliada para o tratamento de estresse? E que as suas mão podem ajudar as pessoas que sofrem deste mal?
De acordo com o ISMA (Associação Internacional do Controle do Estresse), o Brasil é o segundo país do mundo com maior nível de estresse. Só perdemos para o Japão. Considerando a população mundial, 90% das pessoas sofrem com o estresse e, apesar de não ser considerado uma doença, ele pode desencadear diversos quadros clínicos, como: ansiedade, depressão, problemas cardíacos, de pele e gastrointestinais.
O estresse é um dos grandes causadores de desequilíbrios físicos e emocionais, como a elevação no nível de hormônios. Isso acaba desregulando o metabolismo, o que pode favorecer o surgimento de doenças cardiovasculares, a síndrome do cólon irritável e a fibromialgia (que provoca dores por todo o corpo por longos períodos). O estresse ocorre quando organismo é exigido a reagir por dias, meses ou anos a circunstâncias que demandem grande esforço físico ou mental.
Antes de falarmos como a massagem pode ajudar no tratamento do estresse, vamos entender melhor o que ele é e como age em nosso corpo e mente.
O que é o estresse?
A primeira coisa que você precisa entender é que o estresse mantém o nosso corpo em estado de alerta. Isso ativa a produção de hormônios, como o cortisol e a adrenalina. Acontece que, o excesso desses hormônios causa quadros de doenças, bem como: diabetes, hipertensão arterial e depressão.
Além disso, o excesso de cortisol também leva a um acúmulo de gordura abdominal e pode ocasionar problemas digestivos, distúrbios do sono, dores de cabeça, doenças cardiovasculares, ganho de peso, ansiedade, entre outros problemas.
O que o estresse pode causar?
- Dor no peito ou taquicardia;
- Fadiga;
- Dor no estômago;
- Náusea;
- Constipação;
- Diarreia;
- Tremores no corpo;
- Problemas para dormir;
- Alergias na pele (vermelhidão);
- Libido sexual reduzida;
- Boca seca;
- Maxilar tensionado.
Massagem para tratamento de estresse
Quantas pessoas você conhece que sofrem com insônia ou que têm dificuldade para relaxar, tensão física, tristeza, choro fácil, desinteresse por atividades de lazer e de trabalho, desconforto abdominal, dores de cabeça e no corpo, palpitações e sensação de sufocamento? Tudo isso são sintomas do estresse e você pode ajudá-las com o poder das suas mãos.
Fazer uma massagem humanizada irá ajudar a relaxar a musculatura, pois é possível liberar hormônios como a ocitocina, que ajuda no combate ao estresse, alivia a tensão muscular e aumenta a circulação sanguínea e linfática. E tudo isso vai gerar bons efeitos no sistema imunológico do paciente.
Já ao final da primeira sessão, você vai dar para esta pessoa a sensação de conforto, bem-estar e disposição. Neste instante, imagine todos esses benefícios a longo prazo, como um tratamento. Imaginou? Isso mesmo, você vai oferecer, como massoterapeuta, uma massagem para o tratamento de estresse e isso ainda vai te ajudar a fidelizar pacientes e ter uma agenda sempre cheia. Consequentemente, você irá conquistar a sua independência financeira trabalhando com massagem.
Agora, me conta: você sabia que pode ajudar a combater o estresse com o poder das suas mãos? E que a massagem para tratamento de estresse é uma realidade e pode ser um ótimo nicho para você explorar?
Posts Relacionados
- Massagem para tratamento da ansiedade
Você sabia que a massagem para tratamento da ansiedade já é uma realidade nos dias…
- 5 aspectos da Massoterapia Humanizada
Conheça estes 5 aspectos da massoterapia humanizada e veja como ela não é só um…
- A massagem TopCorpus é humanizada
Entenda como a Massagem TopCorpus é uma massagem humanizada e como isso vai fazer toda…