massoterapia para pacientes oncológicos

Como funciona a massoterapia para pacientes oncológicos

massoterapia para pacientes oncológicos

Você sabia que a massoterapia para pacientes oncológicos já é muito utilizada e que, com um atendimento humanizado, você pode ajudar essas pessoas que estão passando por um momento tão difícil em suas vidas?

Fica aqui comigo porque vamos falar mais sobre este assunto e, também, como você pode atuar neste nicho.

Para começar, como uma profissional da área da saúde, acho importante você saber que no dia 27 de novembro comemoramos o Dia Nacional do Combate ao Câncer e a data foi criada com o objetivo de ampliar o conhecimento dos brasileiros sobre o câncer e as formas de prevenção. É uma doença que afeta cada vez mais famílias e, quanto mais conhecimento tivermos sobre ela, melhor. Isso nos permite entender não só como o câncer age em nosso corpo, mas também quais são as melhores maneiras de prevenir e quais os tratamentos disponíveis atualmente.

O que realmente é o Câncer

Esta doença caracteriza-se pelo crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem se espalhar para outras regiões do corpo.

Todo este processo não acontece do nada, já que existem alguns fatores que podem influenciar no aparecimento do câncer. Então, vale a pena ficarmos de olho em:

  • Radiação solar: a exposição aos raios ultravioleta (UV), responsável por 32% dos casos;
  • Tabagismo: o cigarro possui toxinas altamente cancerígenas;
  • Consumo de álcool;
  • Má alimentação: consumir muitos alimentos processados, gordurosos e com muito açúcar;
  • Sedentarismo;
  • Fatores externos ocupacionais: exposição a agentes carcinogênicos, como ar poluído e agentes químicos.

No Brasil, existem alguns tipos de câncer que são mais comuns, e são eles:

  • Mama (66 mil casos);
  • Próstata (66 mil casos);
  • Cólon e reto (41 mil casos);
  • Pulmão (30 mil casos);
  • Estômago (21 mil casos).

Talvez estas informações sejam novas para você e, por isso, esteja aí se perguntando o que pode fazer para evitar tudo isso e ainda orientar pacientes e familiares. A primeira coisa é ter conhecimento. Estamos aqui estudando e existem alguns hábitos que podemos incluir em nossa rotina e que também vão nos ajudar a cuidar da nossa saúde.

Prevenção primária:

Impedir que o câncer se manifeste, evitando fatores de risco e adotando um estilo de vida mais saudável:

  • Tenha uma alimentação mais saudável!
  • Mantenha um peso corporal mais adequado!
  • Se possível, não fume!
  • Pratique atividades físicas!
  • Evite exposição solar!

Prevenção secundária:

Detectar e tratar doenças ainda em seu estágio inicial ou consideradas pré-malignas, como lesões pelo vírus HPV ou outros cânceres assintomáticos iniciais.

0212 BLOG PACIENTESONCOLOGICOS - Post - TopCorpus

Como funciona a massoterapia para pacientes oncológicos

Feito tudo isso e. ainda assim, não foi possível evitar? Então, é chegada a hora de enfrentar a doença e começar a tratá-la.

Enfrentar o câncer é uma árdua batalha. Começa a rotina de exames, de idas e vindas dos médicos, laboratórios, clínicas e hospitais. Surgem medos e inseguranças, perda de rumo e certezas. Foi dada a largada da corrida contra o tempo.

Quem enfrenta a doença sabe que perde-se o controle do corpo, a noção do tempo, o apetite, o cabelo e a aparência saudável. Mas, afinal, o que as suas mãos podem fazer por essas pessoas corajosas que enfrentam essa doença?

A massoterapia para pacientes oncológicos pode ser usada de forma eficaz como terapia complementar. Isso porque o toque da massagem é capaz de aliviar a tensão e a dor muscular, melhorar a circulação sanguínea e o sistema imunológico, pois aumenta os níveis de dopamina e serotonina. Ajuda na redução da dor, tensão e depressão, aumentando, assim, a qualidade de vida de quem enfrenta a doença.

Com uma massagem humanizada e o poder das suas mãos, você pode levar alívio e esperança para esses pacientes. A manobra não causa a disseminação nas células cancerosas no organismo, isto é, a metástase. Apesar dos benefícios, nem todo paciente que enfrenta um câncer pode desfrutar da massagem. Por isso, sempre é recomendável seguir a orientação do oncologista.

Ou seja, antes de dar início às sessões de massoterapia para pacientes oncológicos, é importante ter a liberação médica em qualquer caso.

Que tal fazermos uma corrente do bem? Compartilhe esse conteúdo para espalhar a informação de que a massagem humanizada pode ajudar quem luta contra o câncer.

Agora, me conta aqui: você, massoterapeuta humanizada, já atendeu pacientes que enfrentam essa doença?