diabetes

Diabetes, posso fazer massagem?

diabetes

Você já recebeu algum paciente com diabetes e ficou naquela dúvida se poderia ou não fazer massagem?

Esta é uma dúvida que sempre recebo nos meus diferentes canais de comunicação e hoje vamos falar mais sobre este tema tão sério.

Talvez você não tenha conhecimento desse dado, mas essa doença atinge mais de 16,8 milhões de pessoas no Brasil, ou seja, cerca de 7% da nossa população. Em números mundiais, são 463 milhões de adultos, entre 20 a 79 anos, vivendo com diabetes. E, estima-se que, em 2045, sejam 700 milhões.

Quando falamos da população idosa, o número é de 1 em cada 5 pessoas com mais de 65 anos que tem a doença e entre as crianças e adolescentes, 1,1 milhão vivem com diabetes tipo 1.

São números realmente alarmantes e por ser uma profissional de saúde, você precisa conhecer um pouco mais sobre esta doença e ficar sempre ligada a certos sinais.

Mas, afinal, o que é a Diabetes?

A Diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. Quando ela não é tratada de forma adequada, podem surgir complicações, como retinopatia, nefropatia, neuropatia, pé diabético, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outros.

diabetes

Tipos

1 – O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina.

2 – As células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença, que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade.

3 – Diabete gestacional – Ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocada pelo aumento excessivo de peso da mãe.

4 – Diabetes associada a outras patologias, como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, etc.

Sintomas

  • Cansaço frequente;
  • Fome;
  • Muita sede;
  • Muita vontade de ir ao banheiro;
  • Escurecimento de dobras, como as da axila e do pescoço.

Tratamento

  • Farmacológico (medicamentos e injeções);
  • Dieta e Exercícios.

Quem tem diabetes pode fazer massagem?

Esta é uma pergunta que recebo todos os dias. Mas, vamos pensar juntas: pessoas que são diagnosticadas com diabetes sofrem uma maior tendência a terem coagulação no sangue. Portanto, há um maior risco de trombose. Sendo assim, JAMAIS faremos massagem no corpo de quem está com diabetes alta, sem controle ou sem acompanhamento.

Saiba que isso faz parte de uma contraindicação da massagem.

Olha a importância da anamnese! É com ela que você faz esse diagnóstico, fica sabendo se o seu paciente tem diabetes, como anda o tratamento e consegue evitar um mal maior! Massoterapeutas humanizadas sabem as contraindicações da massagem e não arriscam a saúde de quem deita na sua maca e nem a sua carreira.

O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento.

Me conta, você já atendeu algum paciente com diabetes?