massagem para cuidados paliativos

Massagem para cuidados paliativos, a massoterapia pode ajudar

Talvez você não saiba, mas a massagem para cuidados paliativos é uma maneira humanizada de ajudar e acolher pessoas que estão passando por um momento tão difícil na vida.

massagem para cuidados paliativos

Diminuição do sofrimento de pacientes com massoterapia

A primeira coisa que você precisa entender é o que são Cuidados Paliativos. Trata-se de o conjunto de práticas de assistência ao paciente incurável, que visa oferecer dignidade e diminuição do sofrimento. Diferentes profissionais podem ajudar neste momento e você, uma massoterapeuta humanizada, está entre eles.

Vou te mostrar como as suas mãos podem ajudar esses pacientes incuráveis e como isso te ajuda a conquistar a sua liberdade financeira trabalhando com massagem. Essa é uma área ainda pouco explorada na massoterapia e você pode ajudar esses pacientes dando conforto e alívio para dores.

Massagem para cuidados paliativos

Os pacientes que precisam de cuidados paliativos estão a sua espera (Massoterapeutas Humanizada), pois as suas doenças não tem mais cura e a massagem e a massoterapia é uma forma de amenizar não apenas as dores físicas, mas também as emocionais.

Para te ajudar a entender a profundidade de onde a gente alcança na massoterapia tem um poema muito lindo de uma colega fisioterapeuta, a Angela Marx:

“Eu cuido do corpo ou cuido da alma?
Alma é tratável?
Seria abuso de autoridade, de intromissão?
O tocar no corpo te permite essa intimidade?
Eu quero tocar na sua alma! Na minha alma!
E que o corpo seja somente um meio para expressar não somente técnicas, mas conhecimento, compreensão e cumplicidade.
E que ao cuidar do corpo, a alma se acalme.
Acalmem-se as dores, acalmem-se os sentidos, pois a vida é assim.
Olhe o poder que você tem nas mãos, mulher.”

Maravilhoso, né? Isso é cuidado paliativo.

massagem para cuidados paliativos

Há muitos pacientes dentro de hospitais e das próprias casas, esperando o momento da partida. É um momento doloroso, essas pessoas estão a base remédios e a sua massagem pode ajudar. Com o poder das suas mãos e um atendimento humanizado, além de dar alívio, você também pode dar conforto e amor.

“Mas Ana, como a gente pode chegar nesses pacientes?”

Uma coisa que você pode fazer é se apresentar para o hospital, falar que é uma massoterapeuta e dizer que gostaria de saber o que é preciso para fazer parte da equipe multidisciplinar para os cuidados paliativos dos pacientes.

Você deve fazer parte dessa equipe: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e a equipe das práticas integrativas ou outros profissionais que promovem alívio e conforto, como os massoterapeutas.

Lembre-se de que é preciso ser um profissional humanizado, tem que fazer uma técnica de massagem que não promova dor, é necessário que seja empática. Estamos falando de massagem para cuidados paliativos, pessoas com doenças incuráveis. Neste caso, o benefício da massoterapia vai ser amenizar dores físicas e emocionais, dar conforto, carinho e atenção.

Agora, me conta: você sabia que a massagem para cuidados paliativos existe? Já atendeu algum paciente com uma doença incurável?

Me conta como foi a sua experiência!