Muitas alunas minhas tem essa mesma dificuldade e acabam ficam travadas sem saber o que fazer para ter um perfil que seja profissional e atraia novos clientes.
Pensando em como posso te ajudar a superar este desafio e se tornar uma massoterapeuta reconhecida, a minha equipe preparou este tutorial e basta seguir todas as dicas que o seu perfil no Instagram vai ficar incrível.
O que postar no instagram de massoterapia
A foto de perfil da massoterapeuta:
Dê preferência para fotos do seu rosto, evite fundos muito coloridos ou que possam atrapalhar a imagem. Pode usar objetos que remetam a sua profissão. Isso vai te trazer maior humanização na marca e conexão com seu público.
O uso da logo é mais recomendado para empresas com diversos funcionários, sem um “rosto” definido para a marca ou empresas com a marca já conhecida.
Nome de usuário da massoterapeuta (@ do perfil):
Nome deve ser de fácil compreensão e que esteja disponível na rede social Instagram. O ideal é que seja apenas o nome da marca/pessoa, mas, caso seja necessário, opte por incluir palavras que sejam complementares do nicho e procure evitar pontos, vírgulas, traços e outros símbolos.
Nome da sua profissão / nicho de atuação
Você pode se beneficiar se incluir palavras-chave para que, quando o seu cliente efetuar a busca, você seja encontrado. Use seu nicho de atuação e primeiro nome, se couber.
Descrição da Bio da massoterapeuta:
São apenas 150 caracteres para você dizer ao seu cliente o que faz, quem é você e como o seu serviço pode ajudá-lo.
Exemplos de frases para bio de massoterapia:
- “Massagem não é luxo, é qualidade de vida”
- “Se saúde é sua prioridade, o seu tratamento é a minha.”
Link da Bio
- “Massagem não é luxo, é qualidade de vida”
- “Se saúde é sua prioridade, o seu tratamento é a minha.”
Link da Bio
Utilize para incluir o link do seu Whatsapp.
A descrição está para todos:
http://wa.me/55 + o número do seu telefone com DDD.
Exemplo: 11 983398555
Vai ficar: http://wa.me/5511983398555
Destaques de stories úteis para massoterapeutas:
Salve os conteúdos que ajudam a sua audiência a entender quem você é, como te contratar, quais soluções você oferece e dúvidas mais comuns.
Utilize capas padrões em cores da paleta ou figuras que goste, o Pinterest é uma ótima fonte de buscas para isso.
Quem sou eu?
Conteúdo em vídeo, SE apresentando, como: idade, estado civil, filhos sim ou não, o que trabalhava antes, porque faz o que faz hoje, suas motivações para o trabalho, como aprendeu. Um resumo da sua história de vida… tente ser o mais objetiva possível pois as pessoas não tem muito tempo para consumir o conteúdo. No máximo 8 vídeos.
Lembre-se que é a primeira impressão da sua cliente. Então cuide do espaço onde será gravado, iluminação e apresentação pessoal.
Políticas de atendimento
Fale como agendar, forma de pagamento, onde atende. Se precisa pagar antes. Se atende apenas determinado grupo ou não atende (ex.: não atendo homens).
Resultados
Fotos de Antes e Depois são ótimos exemplos.
Depoimentos
Seja por print de conversa, marcação de story ou áudio enviado, o depoimento precisa ter um destaque para ele. Eu diria que é justamente lá onde as pessoas começam. Elas querem saber o que é falado sobre o seu atendimento. Sempre solicite feedback das suas clientes.
Dicas
As pessoas ama ser ajudadas. Conhece algo que pode compartilhar e vai ajudar a sua cliente? Salva aqui.
Ex.: Cliente de pós-operatório – pode incluir dicas de como ela deve se preparar antes da cirurgia.
Dúvidas
Todas as perguntas que as pessoas te fazem podem virar destaque de dúvidas. Isso ajuda a abrir a consciência das pessoas (faça caixinhas de perguntas ou usar as perguntas que as seguidores deixarem no direct/feed).
Atenção quando for gravar vídeos
Sempre que for gravar vídeos, principalmente se ele tiver informações importantes ou for esclarecer dúvidas, fique atenta ao cenário, apresentação pessoal, entonação de voz e tempo do vídeo. Imagine que você está na sua empresa, então, nada de gravar vídeos deitada e sem se preocupar com a qualidade da imagem e do som.
Os seus destaques são as os “boas vindas” da sua cliente. Pense que é ela entrando na sua loja e você indo atendê-la. Ter atenção aos detalhes é muito importante.
Conteúdo do Feed da massoterapeuta:
O conteúdo do feed precisa ser intencional e atender ao fúnil de vendas. Por isso deve falar sobre você e seus serviços, mostrar os resultados das clientes, depoimentos, dar dicas de qualidade de vida, divulgar a sua agenda e mostrar quais problemas o seu trabalho resolve.
Conteúdo reels para massagista:
Esta ferramenta é ótima para explorar a entrega dos conteúdo. Você pode fazer:
- Dancinha (se gostar);
- Dublagens humoradas que tenham a ver com o seu perfil;
- Dicas sobre massagem;
- Falar sobre os problemas que resolve;
- Mostrar resultados de antes e depois (sempre peça autorização da cliente).
É importante lembrar que é um conteúdo que vai chamar muitas pessoas ao perfil, e, aí, quem tiver interesse no assunto, vai entrar e passar a acompanhar. Assim como os stories, também é necessário ter uma preocupação com a iluminação e cenário, dependendo do conteúdo também é aconselhável colocar legendas e criar uma capa que combine com as outras postagens do seu feed.
Conteúdo IGTV/Lives
O conteúdo em vídeo pode ser explorado através de lives ou vídeos mais curtos, aproveite para trazer informações que sejam úteis para a sua audiência.
Vale dar uma atenção a questão do cenário, luz, apresentação, pessoal, edição, legenda e capa precisam fazer parte, mas se não conseguir no início, lembre-se que o feito é melhor do que o perfeito.
No caso das lives, também é possível aproveitar o material para fazer vídeos mais curtos.
Conteúdo Stories de uma massoterapeuta:
Aqui é onde vocês, massoterapeutas, podem mais gerar conexões com a sua audiência.
Use e abuse de caixas de perguntas, enquetes, gifs divertidos para personalizar o seu story de uma forma que fique registrado na cabeça do seu cliente. Você também pode usar as cores da sua identidade visual e elementos com repetição para “grudar” sua empresa na cabeça de quem assiste.
Todos os dias apareça repetindo um bom dia (por exemplo)! Mostre a sua sala de atendimento, depoimentos, resultados, sua vida pessoal (o que decidir mostrar).
Uso de hashtags
As hashtags precisam ser utilizadas com cuidado. Recomendo no máximo 5/6 e segmentadas pelo assunto do post, nicho do seu atendimento, cidade onde atende, uma generalizada (#massagem).
Toda vez que for utilizar é preciso pensar: faz sentido com o serviço que ofereço? É assim que o meu cliente vai me procurar?
Também é preciso ter cuidado com as hashtags com muitas postagens (não vai fazer diferença para o seu perfil) e as hashtags banidas, como #sextou e #medicina.
Considerações finais sobre instagram para massoterapeutas
- Frequência de postagem – mínimo de 3x por semana.
- Frequência de stories – mínimo de 20 por dia
- Definir a paleta de cores e tipo de letras para as postagens.
- Definir filtro padrão para as fotos terem mais harmonia.
- Ter um abiente adequado para gravação (luz, itens de trabalho, itens de decoração pertinentes ao que você vende).
- Vergonha não paga boleto – seja a influenciadora da sua marca.
- Evite repostar conteúdos de outras pessoas.