psoríase

Psoríase, será que a massagem humanizada pode ajudar?

psoríase

Você conhece alguém que tenha psoríase? E enquanto profissional de saúde, será que a sua massagem humanizada pode ajudar? Hoje vou falar um pouco mais sobre esta doença e como as suas mãos podem ajudar essas pessoas.

Tem uma coisa que não canso de repetir em todos os meus canais de contato: a massagem é mais do que resultados estéticos. Como massoterapeutas humanizadas, nós promovemos saúde, bem-estar e qualidade de vida para nossos pacientes. Sendo assim, é importante estudar e conhecer sobre as doenças que afetam a população e como podemos ajudar essas pessoas a se sentirem melhor de alguma forma.

Já falamos aqui sobre as Doenças de Parkinson e de Alzheimer, agora, vamos conversar sobre a Psoríase e esclarecer algumas dúvidas.

O que é a Psoríase

Psoríase é uma doença autoinflamatória da pele na qual, por predisposição genética, junto com fatores ambientais ou de comportamento, causa o aparecimento de lesões avermelhadas que descamam a pele. É importante ressaltar: a doença não é contagiosa e o contato com pacientes não precisa ser evitado.

psoríase

Sintomas:

  • Descolamento, depressão e estrias nas unhas;
  • Placas avermelhadas e com escamas nos cotovelos e joelhos;
  • Lesões no couro cabeludo;
  • Placas avermelhadas e com escamas no corpo.

Alguns fatores externos também podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver a doença ou piorar o quadro clínico já existente, como:

  • Histórico familiar – entre 30% e 40% dos pacientes de psoríase têm familiar de primeiro grau com psoríase.
  • Estresse – um número expressivo de pacientes refere-se ao aparecimento ou agravamento das lesões após estresse agudo ou crônico.
  • Obesidade – o excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver psoríase.
  • Bebidas alcoólicas e tabagismo – o consumo dessas substâncias tendem a piorar as lesões existentes.

A psoríase, além de causar sintomas físicos dolorosos, debilitantes e altamente visíveis, também acaba provocando impactos psicológicos. Por exemplo, o preconceito e a discriminação criam um sentimento de vergonha nos pacientes e isso faz com que eles se isolem e tenham dificuldades nos relacionamentos interpessoais, sexuais, vida familiar, lazer, emocionais, profissionais e até mesmo nas atividades diárias.

Muitas pessoas que possuem a doença deixam de frequentar locais de lazer, como ir à praia, frequentar a casa de amigos, espaços públicos. E, ao evitar esse contato social, muitos pacientes relatam viver em solidão e têm sentimentos de frustação.

A massagem como aliada no tratamento da psoríase

Os sintomas da psoríase pioram com o estresse, que desencadeia surtos da doença, além de prejudicar a saúde mental e física. Por isso, é importante controlar o estresse e a massagem humanizada é uma forma natural de conseguir isso.

A massoterapia pode ser uma grande aliada no tratamento da psoríse, tanto no âmbito físico quanto emocional, principalmente no quesito do estresse, que acaba sendo um dos gatilhos mais fortes para esta doença.

Como podemos ver, esta não é uma doença contagiosa e você pode ajudar essas pessoas com o poder das suas mãos e também compartilhando conhecimento e informação.

A ONU inclusive criou uma data, 29 de Outubro – Dia Mundial da Psoríase, com o objetivo de conscientizar e alertar as pessoas sobre o que é a psoríase: uma doença crônica e NÃO CONTAGIOSA que afeta profundamente a qualidade de vida dos pacientes.

Vamos juntas por uma massagem mais humanizada e por um mundo sem preconceitos.

Você já atendeu algum paciente com psoríase? Como foi?

Se você ainda não é uma aluna TopCorpus, clique AQUI e se inscreva na lista de espera para a próxima turma!