hematoma e equimose

Uma massoterapeuta humanizada sabe a diferença entre hematoma e equimose

hematoma e equimose

Uma massoterapeuta humanizada sabe a diferença entre hematoma e equimose e isso vai fazer diferença nos seus atendimentos.

Atenção, alunas topíssimas!

Já falei aqui e repito, uma massagem mal feita pode ser um risco para a saúde da sua paciente e te dar muita dor de cabeça. Por isso é tão importante que você estude e conheça muito bem o corpo humano.

Massoterapeutas humanizadas precisam estar atentas não apenas nas manobras, mas também devem sempre fazer uma boa anamnese e ficar atentas nas possíveis informações da paciente, para que a conduta de tratamento seja segura e funcional. Saber usar os termos corretos te leva a outro nível na massoterapia, além das oportunidades de fazer parcerias lucrativas, como os médicos.

Pensando em termos técnicos, você saberia me dizer agora qual é a diferença entre hematoma e equimose?

Vou te ajudar nessa e já salva para lembrar sempre!

hematoma e equimose

Hematoma e Equimose

O hematoma também é causado por rompimento de vasos sanguíneos. É quando ocorre o acúmulo de sangue no tecido, provocando um alto relevo na pele da sua paciente. Dependendo do tamanho e localização, o hematoma pode precisar de intervenção cirúrgica para drenar o sangue.

A equimose surge após o rompimento do vaso sanguíneo e, com o tempo, sua coloração passa por aspectos esverdeados e amarelados antes de desaparecer naturalmente. Quando a equimose é resultado de algum procedimento cirúrgico, é preciso utilizar cintas de compressão para diminuir os inchaços e ajudar na cicatrização e recuperação. Drenagem linfática também pode ser realizada como tratamento de pós-operatório, além de outros cuidados com cicatrizes pós-cirúrgicas.

Percebe como a diferença entre eles influencia no seu atendimento? Agora, observe esta situação:

Uma massoterapeuta humanizada sabe a diferença entre hematoma e equimose

O pós-operatório da sua paciente pode apresentar hematoma e equimose. Imagine se você liga para o médico e fala: “Dr. a fulana está com hematoma”. Ele pede para ela voltar no consultório e percebe que não era hematoma e, sim, equimose. Pare e pense, será que ele te indicaria?

Você indicaria alguém que não soubesse identificar e nem usar o termo correto e está ali, aplicando a massagem? Eu, com certeza, não! Vale lembrar que não devemos interferir em complicações ou condutas médicas.

Se o médico indicou, então, está falado! Isso preserva sua ética e mantém sua paciente em segurança. Mas lembre-se de que uma massoterapeuta humanizada deve de estar sempre atenta às contraindicações das massagens e à saúde de quem está na sua maca. Olhe para o seu paciente com carinho e atenção.

Agora, me conta: você tem tido alguma dificuldade com termos técnicos? Deixe as suas dúvidas aqui nos comentários.