Uma massoterapeuta humanizada precisa saber que o corpo fala e entender que muitas dores físicas dos seus pacientes podem ter causas emocionais. E, sim, a sua massagem também pode ajudar.
Muitas vezes achamos que, para o corpo funcionar bem, basta uma alimentação saudável aliada à pratica de atividades físicas, não é mesmo?! Ainda assim, existe um outro fator de igual importância: a saúde emocional. E pode ter certeza que ela tem um papel muito importante no bom funcionamento do nosso corpo.
O descuido com o psicológico é uma porta aberta para doenças, como: depressão, ansiedade, compulsões, gastrite, enxaqueca, bruxismo, entre outras. Por exemplo, quando estamos tristes, com medo, raiva, o nosso corpo libera os hormônios cortisol e adrenalina. Essas substâncias, quando liberadas de forma constante, causam um desequilíbrio no nosso organismo e podem trazer junto uma série de dores físicas.
Então, o problema não está em sentir as emoções, mesmo elas sendo negativas, mas, sim, na desproporção delas, que impactam na qualidade da nossa saúde. Sintomas físicos com causas emocionais podem se transformar em doenças e eu tenho certeza de que não é isso que queremos para a vida.
Para te ajudar a entender melhor a relação entre as dores físicas e suas causas emocionais, preparei uma lista que mostra como o corpo costuma reagir a alguns sentimentos e emoções. Lembre-se de que cada paciente é único e as reações podem mudar de um corpo para o outro.
Dores físicas e suas causas emocionais
- Ombros= pressão, responsabilidade em excesso
- Costas = muitas expectativas, perfeccionismo (superior)
- medo do futuro, insônia, ansiedade (meio)
- problemas financeiro, emoções mal resolvidas (inferior)
- Tornozelo= instabilidade, incerteza, não se permite ser feliz
- Pescoço = Estresse, ansiedade, preocupação, rigidez.
- Cotovelos=Dificuldade de se conectar com os outros
- Quadril= instabilidade, falta de prazer na vida
- Pés= negatividade consigo mesma.
Sabendo de tudo isso, você e suas mãos de fadas podem ajudar muitas pessoas através da sua massagem humanizada, porque ela estimula a liberação dos remédios naturais e diminui o nível de cortisol e adrenalina no corpo. Além de diminuir a dor do seu paciente, os hormônios do bem, que são liberados durante a massagem, também vão ajudar esta pessoa a relaxar, dormir melhor e até se sentir mais feliz.
Massagem não se trata, apenas, de uma questão de estética, e sim de saúde, qualidade de vida, bem-estar, autoestima. Suas mãos podem ajudar as pessoas a serem melhores e pessoas melhores fazem um mundo melhor. E esse é o meu propósito, fazer a minha parte a fim de um mundo melhor para as minhas filhas.
Agora, me conta aqui uma experiência sua, você já aliviou uma dor física que tinha causa emocional?
Posts Relacionados
- Você sabia que as emoções podem afetar nossos órgãos?
Você sabia que as emoções podem afetar nossos órgãos? E que, como uma massoterapeuta humanizada,…
- Será que você pode ser massoterapeuta?
Quer saber se você poder ser massoterapeuta? Leia este post até o fim e descubra,…
- MASSOTERAPEUTA: Faça isso se você quer fidelizar clientes
Hoje vou te dar um conselho, faça isso se você quer fidelizar clientes e ter…